Torta de palmito e alho-poró

Receita

Ingredientes

Recheio

4 col. (sopa) de Óleo Mazola Milho
1 cebola média picadinha
1 dente grande de alho picadinho
1 alho-poró finamente fatiado
300 g de palmito em conserva escorrido e picado
1 col. (sopa) de farinha de trigo
1/2 xíc. (chá) de leite
Sal, pimenta e noz-moscada moída a gosto

Massa

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
250 g de margarina
1 ovo inteiro
1 gema
1 col. (chá) de Óleo Mazola Milho

Rendimento

10

Tempo de preparo

30 a 60 min

Modo de preparo

Prepare o recheio. Aqueça o Óleo Mazola Milho em uma panela grande e refogue o alho e a cebola sem deixar dourar. Adicione o alho-poró e refogue por mais 2 minutos. Junte o palmito, o sal, a pimenta e a noz-moscada, misture bem, e deixe cozinhar por mais 2 minutos.



Acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite e cozinhe por mais 3 a 4 minutos, ou até engrossar. Retire do fogo e espere esfriar enquanto prepara a massa. Pré-aqueça o forno médio.



Peneire a farinha e o sal numa tigela grande. Faça uma cavidade no centro, acrescente o ovo e a margarina e misture aos poucos e delicadamente com as pontas dos dedos até obter uma massa homogênea e macia.



Divida a massa em 3 partes e reserve uma para cobrir a torta. Junte as outras 2 partes coloque entre 2 folhas de papel-filme. Abra a massa com o auxílio de um rolo e, com a ajuda do papel-filme, transfira para uma forma de 22 cm de fundo removível forrando as laterais e o fundo.



Acrescente o recheio já frio e abra a massa restante. Cubra a torta, feche as bordas retirando os excessos e decore a gosto. Misture a gema com o Óleo Mazola Milho e pincele toda a superfície da torta. Asse por 45 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva, quente ou frio, com salada a gosto.



Dica: Utilize cenoura, vagem e ervilhas cozidas no lugar do palmito.